turismo2

Os alunos do 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural realizaram no passado dia 12 de Novembro, um Passeio Micológico pela Vila de Sertã.

Inserido na disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural, no módulo "Sistemática dos Seres Vivos", esta iniciativa teve como principais objectivos identificar as principais espécies micológicas existente na região, na melhor época do ano para a sua identificação.

Além dos tradicionais cogumelos identificados, foram registados outras espécies micológica que caracterizam a paisagem local, como é o caso dos líquenes.

Após o percurso, os alunos recolheram fotos que posteriormente trabalharam na sua identificação, sendo este um elemento fundamental para os conteúdos do módulo.

 

Intercâmbio entre a Escola Tecnológica e Profissional de Sertã e a Escola Tecnológica e Artística de Pombal

Decorreu no passado dia 6 de maio, na Vila da Sertã, a Rota da Juventude, promovida no âmbito da Prova de Aptidão Profissional do aluno Bruno Silva, do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, da Escola Tecnológica e Profissional de Sertã.
Esta iniciativa, resultante de um intercâmbio entre a Escola Tecnológica e Profissional de Sertã e a Escola Tecnológica e Artística de Pombal, teve como principal objetivo, demonstrar as potencialidades turísticas do Concelho e da Freguesia da Sertã, através de um conjunto de atividades que decorreram durante todo o dia. A comitiva teve a possibilidade de visitar as instalações da ETPS, o Convento Hotel da Sertã e uma atividade de foto-orientação pela vila sertaginense. Após o almoço, realizado junto das piscinas municipais, decorreu um percurso sobre a temática das plantas aromáticas. O dia terminou junto da capela da Nossa Senhora dos Remédios, com um pequeno lanche.
No próximo dia 14 de maio, os alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural irão a Pombal, visitar a cidade e as suas valias turísticas.

rota

No âmbito e na pertinência da Prova de Aptidão Profissional dos alunos Luís Filipe Santos e Leonardo Pires, do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural da ETPS (Escola Tecnológica e Profissional da Sertã), realizou – se no passado dia 6 de Março, nas instalações da ETPS, uma formação em desporto e turismo de natureza. Dinamizada por João Baptista, mestrando em Ecoturismo, e com grande experiência em organização de actividades de animação turística, nomeadamente canoagem e escalada, esta formação serviu para demonstrar aos presentes a importância da segurança em turismo, nomeadamente em actividades de turismo activo, com são os casos do Rappel, slide, canoagem e escalada, alguma nas actividades abordadas pelo formador durante a sessão. Perante uma plateia de 25 elementos, o formador exemplificou em diferentes situações a importância dos conceitos aderentes as actividades de turismo activo, sendo saliente “que pode estar muita coisa em jogo caso se falhe”. Esta actividade está inserida na Prova de Aptidão Profissional dos alunos Luís Filipe Santos e Leonardo Pires, do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, da Escola Tecnológica e Profissional da Sertã, intitulada “Rota dos Moinhos – do ar á água”, projecto que consiste no planeamento e organização de um conjunto de actividades de dinamização turística, que inclui a proposta de marcação de um percurso pedestre, de forte componente molinológica, na freguesia do Outeiro da Lagoa, na Sertã.

 

Sertã recebeu Feira de Desporto e Turismo de Natureza

Iniciativa promovida pela Escola Tecnológica e Profissional de Sertã

Decorreu nos passados dias 3 e 4 de Maio, na Alameda da Carvalha, na Sertã, a Feira de Desporto e Turismo de Natureza, organizada pela Escola Tecnológica e Profissional de Sertã, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional das alunas Patrícia Azevedo e Daniela Nunes, do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Tecnológica e Profissional de Sertã. Contando com a presença de várias entidades ligadas a estas áreas, o evento teve um programa que constituído pela demostração de actividades desportivas tais como Zumba, Step, Body Combat, feita pela equipa do Ginásio Municipal da Sertã; os jogos tradicionais fizeram parte do programa, e foram dinamizados pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural da referida escola. As empresas presentes, das quais se destacam a Floema (Condeixa a Nova), Transerrano (Góis), Trilhos do Zêzere (Pedrogão Pequeno), Eventur (Proença a Nova), Cordastrong (Figueiró dos Vinhos), Sup In River (Oliveira do Hospital), a APTERN (Coimbra), o Projeto + Terra (Sertã) e o Instituto Português do Desporto e da Juventude foram as entidades ligadas ao ramo que também marcaram presença. No 2º dia do evento, é de destacar o percurso organizado pelas alunas, de caracter cultural e natural feito pela vila de Sertã, que junto cerca de 50 participantes, no âmbito das comemorações do Dia da Mãe, assim como a actuação do Rancho Folclórico da Chaveira – Chaveirinha, que animou a sessão, assim como os jogos tradicionais e as actividades dinamizadas pelas empresas presentes.

Feira1

Feira2Feira3

 

 


                      Logos

  Copyright © 2012 ETPS-Escola Profissional da Sertã. Todos os direitos reservados.